Aniversário do Vovô

Bom ontem foi aniversário do Vovô querido Alberto, e claro que fomos fazer uma visitinha. Mais como maridão sempre trabalha até mais tarde, fomos de ônibus mesmo, para poder chegar mais cedo, e os avós poderem curtir um pouco mais o neto.
Foi maravilhoso, ele aproveitou muito, e tomou o café da tarde com um delicioso pãozinho e copo de chá, que é a paixão dele. Brincou com a Vovó, com o Vovô e com a Tia Miúda (Roberta), mais esta ele não que muito papo, ela está grávida de 3 meses, e antes ele era um grude com ela, agora fica brigando e não quer beijar e nem abraçar de jeito nenhum.
E quando foi mais tarde chegou a Tia Fá, o Tio Stefano e os primos que tanto ama, o Lucas, a Luana e o Luigi, foi uma bagunça só. Muitos gritos, muitas brincadeiras. Foi uma noite maravilhosa. Não teve bolo, mais em compensação teve uma rodada de pizzas maravilhosa... Abaixo algumas fotos...



























Leia Mais ››

O novo Teste de alérgia

Ontem fomos refazer o teste de alergia do Isaac após 10 semanas de aplicação da vacina e remédios. Foi um dia cansativo cheguei lá ás 14:50 e fui sair ás 18:35, super cansada. Mais tive que esperar o encaixe para mostrar o resultado.
Bom ele fez o teste, claro que ele chorou, mais desta vez foi menos. A enfermeira sempre muito educada e prestativa, primeiro desenhou uma centopeia e depois colocou o líquido e fez o pequeno furinho em cada marcação.
Esperamos os 10 minutos, e graças a Deus a alergia dele diminui quase 100%. Fiquei muito feliz, pois depois de tanto sacrifício  o meu amorzinho podia ficar longe daquelas benditas picadinhas.
Esperamos para passar no médico, e claro como a mamãe aqui está super atacada da alergia  fiz uma ficha para passar em consulta também. Esperamos, esperamos, e esperamos mais um pouco e chegou a nossa vez.
O médico super carinhoso, examinou ele, e olhou o resultado do teste e disse que ele está ótimo, que a alergia diminuiu muito, e que para poder manter e não voltar, ele terá que fazer um novo tratamento, mais desta vez nada de picadinha, e sim vai ser uma vacina via oral de três gotinhas, e alguns outros remédios para poder manter, e não voltar a alergia.
Mas primeiro ele terá que terminar as outras 2 picadas, para começar o novo tratamento. 
Claro que fiquei imensamente feliz, pois vimos o quanto era ruim para ele este tratamento, mais Graças a Deus houve melhora.
Ele também me examinou, e disse que a minha alergia está super alta também, e que vou ter que fazer um raio-x da face, e claro o teste alérgico também, e ainda examinou minha garganta e disse que tem uma glândula mais alta e disse que minha tiroide pode estar alterada e pediu um Ultrassom.
Fiquei pasma pois é difícil achar um médico que peça este tipo de exame não sendo o endocrinologista. E me receitou dois xaropes para tratar por enquanto a alergia.
E antes de ir para o médico fiz algumas fotinhas do meu amorzinho...

Óculos da minha sobrinha Leticia

Biquinho mais lindo











Leia Mais ››

Dia Nacional do Cancer de Pele


Hoje é  o dia Nacional do Cancer de Pele, vim aqui para falar de uma assunto de estrema importância... 

Câncer de pele

O que é câncer de pele?

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.
O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano, responsável por 1/3 de todos os casos de câncer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos elevados índices de cura, principalmente devido ao diagnóstico precoce.

Quais os tipos de câncer de pele? 

Didaticamente é possível dividir o câncer de pele em 2 grupos: melanoma e câncer de pele não melanoma (CPNM).


Câncer de pele não melanomas:

  O CPNM engloba diversos tipos de câncer, os dois mais comuns são o carcinoma basocelular  (CBC) ecarcinoma espinocelular
 (CEC). O último é originário dos queratinócitos da pele, principal célula da epiderme (porção superficial da pele), Na epiderme existem camadas diferentes, sendo que o carcinoma espinocelular é originário da camada espinhosa (por isso espinocelular).  Já o carcinoma basocelular tem este nome porque acreditava-se que seria originário dos queratinócitos da camada basal da epiderme. Contudo, sabe-se hoje que o carcinoma basocelular é originário das células do folículo piloso. Portanto, áreas do corpo com grande quantidade de folículos pilosos como o nariz, tem maior incidência de CBC. 

O carcinoma basocelular é um tumor maligno de excelente prognóstico que raramente espalha pelo corpo (metastiza). Já o carcinoma espinocelular pode metastizar, merecendo uma atenção maior. O câncer de pele não melanoma é mais comum em homens, e sua incidência aumenta com a idade. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado em geral levam a cura do tumor.
    O melanoma é um câncer originário dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Os melanócitos ficam na parte superficial da pele, a epiderme, situados entre os queratinócitos da camada basal. A melanina que eles produzem serve de proteção contra a radiação ultravioleta. A melanina é a substância que da cor a pele, portanto, melanomas tendem a ser escuros. Melanomas são tumores agressivos que se não forem diagnosticados precocemente costumam metastizar e podem inclusive levar a óbito. O melhor tratamento para o melanoma é o diagnóstico precoce seguido de cirurgia.
    Existem outros cânceres de pele que são mais raros, como o dermatofibrosarcoma, tumores de anexo e o carcinoma de Merkel.

Como reconhecer um câncer de pele? 

Como reconhecer um melanoma: 

O melanoma é geralmente uma lesão enegrecida, escura. Pode ser plana (somente mancha) ou formar nódulos ou feridas. Pode surgir de lesões pré existentes (pintas ou sinais). Toda lesão pré-existente que sofrer alguma alteração deve ser prontamente examinada por um médico dermatologista.  Existe uma regra mnemônica, a regra do ABCDE.
Assimetria: Os melanomas tendem a exibir uma assimetria de cores e forma.
Bordas: Os melanomas apresentam bordas irregulares, com final abrupto da pigmentação
Cores: Nos melanomas, predominam as cores escuras e/ou a presença de várias cores em uma mesma lesão (preto, marrom claro, marrom escuro, cinza-azulado, vermelho e branco).
Diâmetro: O crescimento rápido é uma das principais características do melanoma, o que leva a lesões de diâmetros maiores. Como regra diâmetros maiores que 6 milímetros levam a uma suspeita maior de lesão maligna.. Lembrando sempre que existem melanomas de diâmetro menor e quanto mais precoce o diagnóstico melhor.
Evolução: Toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.

Quais os fatores de risco para câncer de pele? 

O principal fator de risco no desenvolvimento de câncer de pele é a exposição à radiação ultravioleta do sol. O risco de câncer de pele em indivíduos brancos dobra a cada 8-10º de decréscimo de latitude, mostrando que quanto mais próximo do equador, maior a exposição solar, maior o risco de câncer de pele. A exposição solar crônica é o fator mais importante na gênese de um câncer de pele. O risco de desenvolver um carcinoma basocelular é 5 vezes maior aos 75 anos se comparado a um individuo de mesma cor de pele com 50 anos. Isto mostra a importância do efeito cumulativo da exposição à radiação solar. Contudo, a exposição aguda, as queimaduras solares que geram bolhas, também são fatores de risco no desenvolvimento de câncer de pele. Pessoas com história de queimaduras solares na infância têm um risco maior de desenvolver melanoma.
O câncer de pele pode surgir em qualquer tipo de pele, porém, é extremamente mais freqüente nos indivíduos de pele clara.

Câncer de pele é perigoso? 

Calcula-se que existam perto de três milhões de novos casos de câncer de pele a cada ano. A organização mundial de saúde estima que mais de 65 mil pessoas morrem todo ano por câncer de pele, sendo o melanoma o principal causador de mortes.

Câncer de pele tem cura? 


O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano e felizmente é curável se diagnosticado em uma fase inicial. O tratamento do câncer de pele depende do tipo de câncer. Basicamente o tratamento écirúrgico.  Quando a cirurgia é feita em casos iniciais o resultado é excelente, além de cura, as cicatrizes são pequenas em alguns casos até imperceptíveis.

Prevenção ao câncer de pele: 

O uso de protetores solares apropriados ao tipo de pele do individuo é fundamental.O protetor solar deve ser usado em todas as partes do corpo expostas ao sol, sendo reaplicado a cada 3 horas. Não confie apenas no protetor solar! A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
    Nos indivíduos muito claros ou com história familiar de câncer de pele (principalmente melanoma), um exame de rotina por um médico especialista é recomendável. Este “check-up” pode ser feito anualmente ou semestralmente de acordo com a necessidade.
Autor: Dr. Gustavo Alonso Pereira
Bibliografia:
1.    World Health Organization, Solar ultraviolet radiation: Global burden of disease from solar ultraviolet radiation. Environmental Burden of Disease Series, N.13. 2006.
2.    Butler ST, Fosko SW. Increased prevalence of left-sided skin cancers. J Am Acad Dermatol. 2010 Dec;63(6):1006-10.
3.    Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer – INCA, Estimativas da Incidência e mortalidade por câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2003.
4.    Dermatologia. Sebastião A. P. Sampaio. Evandro A. Rivitti. 2ª edição. São Paulo: Artes Médicas, 2001.
5.    Rook’s Textbook of Dermatology. Edited by Tony Burns, Stephen Breathnach, Neil Cox, Christopher Griffiths. Sétima edição, 2004. Blackwell Science.
6.    Fitzpatrick’s Dermatology in General Medicine. Sexta edição, 2003. Editors: Irwin M. Freedberg, Arthur Z. Eisen, Klaus Wolff, K. Frank Austen, Lowell A. Goldsmith, Stephen I. Katz
7.    Diepgen TL, Mahler V. The epidemiology of skin cancer. Br J Dermatol 2002. 146(suppl. 61): 1-6.
8.    Telfer NR, Colver CB, Bowers PW. Guidelines for the management of basal cell carcinoma. Br J Dermatol 1999; 141: 415–23.
9.    Wong CSM, Strange RC, Lear JT. Basal Cell Carcinoma. BMJ 2003; 327:794-8.
10.    Balch CM, Buzaid AC, Soong SJ et al. Final version of the American Joint Committee on cancer staging for cutaneous melanoma. J Clin Oncol 2001; 19: 3635-48
11.    Tovo LFR, Festa-Neto C, Castro CVB, Sampaio SAP. Carcinoma Basocelular. Projeto Diretrizes, volume III. Associação Médica Brasileira: Brasília, DF : Conselho Federal de Medicina, 2005.
12.    Rogers, HW, Weinstock, MA, Harris, AR, et al. Incidence estimate of nonmelanoma skin cancer in the United States, 2006. Arch Dermatol 2010; 146(3):283-287
Informações retiradas DAQUI


Leia Mais ››

Como é difícil retornar ao mercado de trabalho após a maternidade



Fazem dois dias que não venho aqui postar, mais estava sentindo falta.

E chegou o dia, e como é difícil retornar ao mercado de trabalho após a maternidade, não foi uma tarefa fácil de decidir, mais assim será meus dias, entrevistas e a luta em voltar ao mercado de trabalho após quase 3 anos afastada.

Ontem fui fazer uma entrevista, sai de casa ás 7:15 e o meu amorzinho Isaac ainda estava dormindo, não deu tempo nem de receber um beijinho, ou Eu te Amo.

Minha querida e amada mãe, ficou com a tarefa de cuidar dele para mim, claro que sai com o coração na mão pensando se ele iria ficar sem chorar, pois as outras vezes não foram legais a tarefa de deixar.

Mas fui, minha mãe me contou que logo que ele acordou, claro chamou a mamãe, pois sou eu que pego ele do berço sempre, todos os dias. E ela disse que ele estranhou, mais não chorou, minha mãe conversou bastante com ele, e saiu do berço sem chorar. Ufa 1º tarefa realizada.

Ele ficou no sofá quietinho assistindo desenho, enquanto ela esquentava a mamadeira para ele, disse que tomou a mamadeira e não chorou, pelo contrário ficou brincando... Ufa fiquei feliz.

Mais claro que na hora do banho não foi legal, comigo ele chora para poder sair, porque quer ficar lá até os dedos ficarem enrugados... E na hora que ela tirou disse que foi um chororó .. que foi secar, colocar a roupa e a fralda, mais depois acabou ficando tudo bem...

Mas tudo só aconteceu porque acho que descobrimos a forma de deixar ele sem ele chorar, ela ficou na minha casa, entendemos que ele ficou porque já conhece o lugar, tem seus brinquedos e com isso ajudou.

E cheguei em casa e ele me recebeu na porta com aquele beijo, e um delicioso abraço, isso paga qualquer preocupação que tenha sentido.

E hoje foi a mesma coisa, tinha que fazer outra entrevista bem cedo, e minha mãe novamente veio aqui para minha casa, e quando sai ele ainda estava dormindo. Mais desta vez o deixar "ficou melhor", ela disse que hoje ele se comportou direitinho, que tomou a mamadeira, brincou, deixou trocar a fralda e ainda tomou banho e depois saiu sem chorar nem um pouquinho, ganhei o dia.

Almoçou direitinho, e ficou brincando até eu chegar...

Fiquei pensando em tantas coisas, o medo do deixar e ele ficar chorando assim como sempre fez, e agora ele está super amável com minha mãe, brinca, da beijinho e dividiu até uma bisnaguinha com a Vovó, "falou esta Vovó"... Me emocionei.

Acho que agora ele esta entendendo que a mamãe sai, mais depois volta para dar muitos beijinhos, abraços e carinhos, e que o deixar esta fazendo eu entender que isto faz parte, que não tenho que me sentir culpada como me sentia em pensar em deixar ele, que o emprego é necessário e que isso vai ser o melhor para todos.

Ufa pensei que iria demorar para escrever que ele ficaria com minha mãe sem chorar, mais isso foi mais rápido do eu pensada... FELIZ!!!


Leia Mais ››

Galinha Pintadinha - O Musical

Bom foi um dos melhores sorteios que já ganhei, confesso que eu estava mais empolgada para assistir o Musical do que o próprio Isaac, ele gosta mais não adorava... Mais isso mudou.
Agradeço a querida do Blog Uma Mãe das Arábias, que proporcionou ao meu amorzinho este momento mágico... 
Vamos aos detalhes, chegamos cedo já que era bem longe de casa, peguei o ingresso e ficamos bem pertinho e na poltrona do canto da rampa, já que imaginei que o ele não iria ficar quieto, mais me espantei.
Ele estava super agitado, não queria fica de jeito nenhum sentado, e para tomar a mamadeira quis ficar no meu colo, mais tudo bem. Mais quando começou ele ficou quietinho sentado e encantado com tudo, quando começaram a cantar ele ficou estatua, falando mamãe, mamãe olha. Eu como mãe coruja amei, tirei muitas fotos. 
Bom ele simplesmente amou, assistiu tudo quietinho e sentado, curtiu cada música, cada aparição da Galinha, e quando acabou ficou dando tchau para ela, e pedindo volta galinha... Lindo <3 font="font">
Quando saimos ele veio embora segurando o Livrinho de figurinhas, eu perguntava se ele tinha gostado, e ele respondia sim. Veio mostrando a galinha...
Agora ele escuta o cd, e da aquela risada, e fala mamãe a Galinha, isso não tem preço... Amei, pena que é tão caro, se não iria novamente...
E vamos as fotos:


Aguardando começar

Tomando um leitinho antes

Para repor as energias




Adorou o álbum








A cara de espanto...















Leia Mais ››

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...